segunda-feira, 9 de maio de 2011

PERFUME: A HISTÓRIA DE UM ASSASSINO

Perfume: A História de um Assassino    (2006)
Perfume: The Story of a Murderer

Direção: Tom Tykwer
Roteiro: Tom Tykwer,Andrew Birkin,Bernd Eichinger
Elenco: John Hurt (Narrador), Dustin Hoffman (Giuseppe Baldini), Michael Smiley (Porter), Perry Millward (Marcel), Ramón Pujol (Lucien), Karoline Herfurth, Alan Rickman (Antoine Richis), Rachel Hurd-Wood (Laura Richis), Ben Whishaw (Jean-Baptiste Grenouille). Sinopse: Jean-Baptiste Grenouille nasceu em circunstâncias não-dignas num mercado de peixe em Paris, em 1738. Ainda muito jovem, ele percebe que tem uma refinada percepção olfativa. Depois de sobreviver às péssimas condições de trabalho numa fábrica de couros quando jovem, Grenouille torna-se um aprendiz da perfumaria de Baldino. Ele logo supera seu mestre na arte de misturar essências, mas elas também se tornam sua obsessão, uma obsessão que o afasta da companhia humana. Possuído pela idéia de preservar aromas humanos, ele mata inescrupulosamente jovens mulheres cujo perfume lhe atrai. O drama continua quando Grenoulle, a caminho de Grasse, a metrópole do perfume, conhece a bela Laura, que para ele tem um tipo sobrenatural de perfume. Enquanto mais mortes sem explicações ocorrem, o pai de Laura, o mercador Richis, suspeita que a vida de sua filha também esteja em perigo. Começa, então, um verdadeiro jogo de gato e rato entre o amor paterno e a paixão mortal.


Estréia: 14/9/2006 (Original)        26/1/2007 (Brasil)


ATIVIDADE DIRECIONADA:

1)Faça um resumo do filme PERFUME, A HISTÓRIA DE UM ASSASSINO onde contemple sua apreciação e comentários acerca da narrativa.
2)O que significa AMBIÇÃO , para você ?
3)A ambição é uma característica POSITIVA ou NEGATIVA do ser humano ? Por quê ?
4)O que você seria capaz de fazer para atingir seus objetivos ? Qual seu nível de ambição profissional ?

16 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. 1)O filme Perfume conta a história de menino chamado Jean Baptiste que passou por grandes rejeições na sua cvida que começa por sua mãe que o abandona em uma banca de Peixe.
    Percebe-se que Jean tem um olfato incrivel que consegue identificar todos os tipos de cheiros que esta em sua volta. Jean ao ser rejeitado por sua mãe é levado para um orfanato onde vive por volta de 17 anos até ser vendido para um vendedor de couro. Com o passar do tempo ele passou a distuigui bons e mals cheiros mas quando se torna um homem, de todos os olfatos o que mais lhe dar prazer era o cheiro feminino.
    Tanto que ele se transformou em um assassino que captua as 13 exências de mulheres para fazer um unico PERFUME.
    2)Ambição pra mim é um sentimento de querer e fazer de tudo pra conseguir!
    3) As veze positivas e as vezes negativa.
    Ambição positiva é aquela que você não precisa passar por cima de ninguém, não machuca niguém.
    Ambição Negativa é aquela que você passa por cima de qualquer pessoa, machucando-a.
    4) trabalhar e me qualificar para chegar onde eu quero.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. o filme retrata a historia de jean baptiste
    que tem um olfato misterioso que busca armazenar o cheiro de todas as formas principalmente de mulheres,com isso passa a matar diversas garotas para guardar o cheiro e fazer o melhor perfume.com isso é preso mas todos se rendem aos seus pés devido ao cheiro do perfume e o resultado nao foi o que ele esperava por isso joga todo o perfume emcima dele e todos agarram ele e é morto.
    danubia

    ResponderExcluir
  5. 1) O Jean Baptiste nasceu em pleno mercado de peixe e sua mãe não queria cria deixou para que niguém percebece mas Jean Baptiste não deixou passar por despecebido logo começou a chorar e a clientela do mercado percebeu que tinha um bebê chorando e a acusou de matar uma criança e foi acusada e logo em seguida enforcada, Depois Jean Baptiste foi entregua a Madame onde foi para no ofanato, onde era despresado por todos logo Jean Baptiste cresce e descobri que tem um dom incomum ele é capaz de diferenciar os mais diversos odores à sua volta. Jean-Baptiste logo demonstra vontade de conhecer todos os odores existentes, conseguindo diferenciá-los mesmo que estejam longe do local em que está. Já adulto, ele torna-se aprendiz na perfumaria de Giuseppe Baldini, que passa por um período de pouca clientela Jean-Baptiste cada vez mais se interessa em manter o odor de forma permanente, o que faz com que busque meios que possibilitem que seu sonho se torne realidade. Só que, em suas experiências,e começa a pegar mulheres de diferentes personalidades e mata para fazer o PERFUME implacaval que tem o efeito como se estivesse no paraíso.

    2)Ambição para mim é você querer fazer tudo que deseja ate conseguir e as vezes com isso acaba machucando alguém .

    3)Em algumas situações é positiva e em outras negativas
    Positiva quando você consegue sem ter que "destruir" alguém ou algo.
    Negativa quando você tem e faz qualquer coisa para conseguir sem pensar nas consequencias que pode trazer para alguém.

    4) Dendendo do que eu quero lutar ate conseguir honestamente.

    ResponderExcluir
  6. a ambição ela pode ser negativa ou positiva de acordo como ela é abordada,existe diversas ambições e para mim uma das principais é a ambição de conseguir vencer na vida.

    ResponderExcluir
  7. 1) o filme retrata a história de um novem q nasceu num ambiente nada apropriado para um nascimento e foi isolado por sua mãe . Quando cresceu buscava guardar os cheiros de mulheres e para isso tentou varias tecnicas ate conseguir uma q deu certo , mas , para isso ele teve q cometer varios assassinatos ate q conseguisse 13 escencias de perfumes, mas nao durou muito e foi pego por alguns soldados, mas teve uma surpresa , ele usou seu proprio perfume para sua libertaçao. E nao ficando satisfeito com o resultado do perfume ele dirigiu-se ate um vilarejo e derramou sobre si proprio todo o perfume do frasco , fazendo com q todos o atacassem e o matassem.
    2)Para mim ambição significa querer algo q nao tem de forma implicita.
    3)Negativa. Pois nao prejudica uma so pessoa, mas, sim varias.
    4)Meu nivel de ambição profissional é atingir tudo q quero por meio de etudos.

    ResponderExcluir
  8. 1-O filme se passa no séc XVIII, na frança, Jean Baptiste passou por grandes rejeiçoes,começando por sua mãe que o abandonou em uma banca de peixes.mais por algum motivo ele sobreviveu.com o olfato apurado, mostrava obcessão por odores femininos.fascinado por essa obcessão se transforma em um assasino que captura as 13 essências de mulheres para fazer um unico perfume.assim jean baptiste retorna ao local de sua infância , levado pelo cheiro de suas lembranças. acaba derramando o perfume todo sobre si. e é devorado"literalmente"pelo amor daqueles que sempre o rejeitaram.
    2- pra mim, ambição é tentar conseguir algo a todo custo, não importando muito o que se tem que fazer para conseguir.
    3-pra mim é Positiva, porque quando se tem ambição, pode se chegar longe.
    4-Meu nível de ambição, é se chegar longe
    Caroliny kadja

    ResponderExcluir
  9. 1) O filme conta a historia de um jovem "Jean Baptiste", que nasceu na frança e foi criado em um orfanato e tinha um dom especial ele sentia os mais variados cheiros como nem um outro ser sentia, com o passar do tempo jean conhecia cada vez mais cheiros mais quando ele começou a sentir um cheiro em especial foi que o rumo da sua vida mudou, esse cheiro era o de uma jovem vendedora de frutas que seu cheiro deixou jean norteado e ele a seguiu e sem querer matou ela, depois desse acontecimento ele passou a buscar uma forma para guardar os cheiros, quando ele aprendeu ele começou a matar mulheres para produzir um perfume perfeito, apos matar 13 mulheres ele criou o perfume perfeito mais ficou decepcionado pois ele nao fazia o que o mesmo esperava no final ele derrama todo o perfume no seu corpo e é devorado por algumas pessoas no lugar onde nasceu.

    2) seria desejar as coisas e procurar obtelas.

    3) dependendo da pessoa ela pode ser positiva ou negativa pois tem gente que é capaz de tudo para conseguir o que quer.

    4) faria de tudo desde que nao prejudicasse ninguem.

    ResponderExcluir
  10. 1)É um drama pisicológico que conta a história de um assasino numa busca pela fórmula de um perfume divino,esse filme fala sobre jean baptiste uma criança que foi abandonado pela mãe quando nascido,aos 5 anos jean baptiste não falava, ele tinha o olfato muito bom, aos 13 anos começou a trabalhar pesado e viu que isso era realidade,ele era muito ganancioso e queria o mundo para ele,mas sempre sentia o cheiro do perfume das mulheres,e queria o perfume delas para ele,então ele começou a matá_las,pois ele ia aprender como conservar os aromas,então jean baptiste foi até o laboratório do mestre mostrar que sabia fazer a mistura dos perfumes francêses e se ofereçeu para trabalhar para ele,pois o mestre ja falido aceitou, mas em troca da ajuda , o mestre tinha que ajudar a jean baptiste a capturar o cheiro das coisas.por fim jean baptiste estava condenado a morte,mas depois que usou a fragância todos que estavam a sua volta deliraram,sentiram a sensação de estarem no paraíso.em seguida todo o povo falaram que ele era inocente,então ele usou todo o frasco de perfume,pois queria todas as mulheres para ele,por fim não sobrou nada dele.

    2)ambição para mim é motivação.



    3)depende da forma como vemos esta palavra,a ambição pode ter vários significados,que podem ser tanto positivos como negativos.

    4)Meu nível de ambição é crescer, é chegar mais além do eu possa ir por meio de estudos.

    franceisa dantas

    ResponderExcluir
  11. 1)O filme conta a historia de Jean Baptiste, que desde de criança teve que lutar pela sua vida.Abandonado pela mãe,foi levado para um orfanato, onde é cuidado por madame Gaillarde, que explora as crianças órfas .Ele cresce e percebe que tem um olfato bem apurado.Logo demonstra ser interesado polos diverços odores.Já adulto ele encontra um a moça com um perfume que o agrada muito, só que ele acaba matando esa moça.Obsecado,ele torna-se aprendiz na perfumaria de Giuseppe Baldine.Jean logo supera o seu mestre,criando ótimos perfumes e elevamdo a perfumaria para o topo.Passando o tempo e cada vez mais ele busca conserva os perfumes, sendo que agora ele resolve matar as moças para tirar as esências dos corpos,e assim criar o melhor perfume do mundo.Ele consegui, só que é pego,e quando está para ser crucificado,ele usa o perfume e impinotiza as pessoas da cidade, causando uma sensação de prazer e sendo até chamado de anjo.Mas quando ele percebe que não era isso que ele queria e que oque ele buscava era a inocência do amor,ele resolve voutar para a cidade onde nasceu,ele poderia dominar o mundo mais optou em derramar o perfume nele e assim sendo devorado pelas pessoas que lá estavam.

    2)Para mim é realizar os sonhos, ter dinheiro entre outras coisa que desejar.
    3)Pode ser as duas, depende da maneira que conseguimos realizar o que desejamos.
    4)Faço o que tiver ao meu alcanse,mas primeiro tenho que obter muito conhecimento.
    jailde

    ResponderExcluir
  12. 1) O filme conta a historia de um jovem "Jean Baptiste", que nasceu na frança e foi criado em um orfanato e tinha um dom especial ele sentia os mais variados cheiros como nem um outro ser sentia, com o passar do tempo jean conhecia cada vez mais cheiros mais quando ele começou a sentir um cheiro em especial foi que o rumo da sua vida mudou, esse cheiro era o de uma jovem vendedora de frutas que seu cheiro deixou jean norteado e ele a seguiu e sem querer matou ela, depois desse acontecimento ele passou a buscar uma forma para guardar os cheiros, quando ele aprendeu ele começou a matar mulheres para produzir um perfume perfeito, apos matar 13 mulheres ele criou o perfume perfeito mais ficou decepcionado pois ele nao fazia o que o mesmo esperava no final ele derrama todo o perfume no seu corpo e é devorado por algumas pessoas

    2) significa ter objetivos traçados e fazer o possivel para alcança-los.

    3) dependendo da pessoa pode ser positiva ou negativa isso varia muito.

    4) faço o que puder mais nunca seria capaz de prejudicar alguem para conquistar algo.

    ResponderExcluir
  13. 1)O referido filme, conta a historia de um jovem que nasceu,no meio de uma feira,sendo rejeitado por sua mãe,ficando lá no chão,no meio de fatos de peixes,sugeiras,e bacterias...logo em seguida sua mãe foi morta por ter deixado seu filho aos prantos,então o pequeno Jean Baptiste,foi levado para um orfanato,onde lá passou por outra rejeição dos seus referido "colegas",crianças,não suportava o choro,e tentaram matá-lo, sufocando-o com um lençol,mais Jean Batista resistiu,e não morreu..
    com o passar dos tempos ele foi crescendo,era um menino diferente dos outros,aos cinco anos ainda não falava,mais ele tinha um don,sentia o cheiro das coisas a distâncias...imaginava o cheiro,era "obsecado" por cheiros.
    Ao longo dos anos Jean Batista,conheceu uma jovem que exalava um perfume,um cheiro surpreendentemente diferente,e que lhe chamou muito a atenção,foi a partir desse momento que ele passou a querer capturar o cheiro,ficou tão encantado com a bela moça e seu perfume ,que sem querer a matou,viu que após morta seu cheiro estava sumindo,e queria saber como fazer para não perder o seu perfume... Jean conseguiu dar lucro ao um senhor perfumista que lhe acolheu em sua casa,viu que ele tinha uma grande capacidade de fazer perfumes fascinantes,fazendo belissimos perfumes,chamando a atenção de todas pessoas,mais porém Jean não estava tão satisfeito,porque queria capturar o cheiro das coisas,foram muitas tentativas,experiências.
    ...
    Jean por si próprio,descobriu depois de algum tempo,como capturar o perfume.Foi então que ele passou a matar as mulheres que o cheiro lhe atraia,matava não por maldade ,mas porque ele tinha a necessidade de sentir o cheiro tão almejado...foram 13 mulheres,13 essencias...
    Ele estava realizado quando em seguida, é pego,e condenado a morte,todos o perguntavam o porque de matar tantas moças,se elas não eram violentadas sexualmente,para que ele as matavam...e quando estava para ser crucificado,ele usa o perfume a essencia de cada uma das 13 mulheres tinha, sua realização da tão essencia, impinotiza todas as pessoas da cidade, causando uma sensação de prazer e delírio,sendo até chamado de anjo. Mas,o inesperado acontece, ele não gostou das reações das pessoas,não era o que ele queria,ele buscava era a inocência do amor,a realização da tal essencia,causou um tal transtorno que o deixou fora do normal,então resolve voltar para a cidade onde nasceu, lembrando de tudo o que aconteceu em toda sua vida...ele resolve derramar o resto do perfume em seu corpo,pois nada mais tinha sentido em sua vida,depois de tantos esforços que havia feito... e Jean acaba sendo devorado,pela sua essencia.

    2)AMBIÇÃO: Ter determinação pelo que se deseja,lutar...

    3)Acho que as duas,se você não tem ambição,força,para conseguir o que se deseja,outra pessoa vem e passa por cima,toma seu lugar,é preciso ter determinação e ser forte...



    4)Lutar,vencer na vida, sem querer passar por cima de ninguém,buscar me qualificar...através dos meus esforços...

    ResponderExcluir
  14. Jean Baptiste Grenouille passou por grandes rejeições a começar por sua mãe, que o abandonou sob uma banca de peixes esperando que ali morresse como todos os outros cinco filhos que tivera. Mas por algum motivo sem explicação, em meio de tanta sujeira e condições precárias para um recém-nascido, contrariou todas as expectativas e sobreviveu à negligência de sua mãe e aos maus tratos de todos os outros durante o decorrer de sua infância.
    Com um olfato apurado, a cada dia demonstrava grande obsessão por odores. Inicialmente não fazia distinção de bons e maus odores, mas quando se torna um homem, amadurecendo sua sexualidade e libido a fonte de seu prazer, de todos os olfatos anteriormente sem distinção, passou a ser o odor feminino.
    O olfato era sua única via de reconhecimento e relacionamento com o mundo. Jean Baptiste dizia conhecer todos os odores do mundo, mas o que parecia chamar mais a atenção era o odor feminino. Tanto que, a partir desta obsessão, se transforma num assassino em série, tentando capturar o cheiro de mulheres, mas em vão, pois percebeu que aquele era um cheiro particular e não poderia ser encontrado em mais ninguém e nem retirado daquele corpo. Esta foi sua primeira grande frustração, pois percebeu que não podia reter sua fonte de prazer.O jovem conhece um perfumista e consegue um trabalho mostrando seu talento e acaba fixado na idéia de capturar o cheiro de todas as coisas, com a intenção de capturar aquele cheiro que tanto lhe provocou prazer e frustração.
    O grande insight psicológico do protagonista acontece, enquanto estava a caminho do lugar que lhe ensinaria novas técnicas para capturar essências, quando percebe que ele mesmo não possuía cheiro e assim não possuía identidade. Sendo que a busca pelos odores estava além de seu prazer, tornando-se uma busca para si próprio, para se tornar um ser pertencente ao mundo, já que seu método de inclusão era feito pelos odores.
    Como a lembrança do prazer de ter sentido o cheiro de sua primeira vítima, sempre lhe vinha à memória, Jean Baptiste decidiu capturar o cheiro das mais belas e puras mulheres que encontrasse para reter suas essências e fazer o perfume perfeito.
    O jovem consegue extrair toda a essência da pureza, beleza, sensualidade e inocência das garotas, vítimas de sua obsessão, unindo as notas perfeitas, criando um perfume que tinha de todas estas boas características de um modo concentrado, tornando esta essência capaz de manipular as pessoas. É notável que a inocência e a beleza feminina sempre foram apreciadas em todo o mundo e muitas vezes capazes de influenciar pessoas e por vezes até uma nação.
    Jean Baptiste percebeu o poder que tinha em suas mãos, e quando estava para ser condenado pela morte de suas vítimas fez uso do perfume inebriante manipulando todos ao seu redor, fazendo com que o vissem como inocente, com uma pureza tão grande, sendo comparado até com um anjo. Ele utiliza o perfume para dar a ele mesmo essas características e neste momento aquele garoto que não possuía identidade e cheiro, estava ali com uma identidade invejável, tão boa que não poderia ser condenado.
    Este perfume tinha uma magia tão incrível que quando espalhado entre as pessoas, fazia com elas tomassem para si as características do perfume, desencadeando uma paixão avassaladora e incontrolável entre os mesmos.
    O jovem sabia de sua genialidade e do poder que havia criado, podendo controlar o mundo se quisesse, mas sabia também que aquele perfume nunca poderia lhe transformar em uma pessoa capaz de amar e ser amada como todas as outras, sendo essa descoberta a maior de todas as suas frustrações.
    2)È lutar pelo que você deseja
    3)depende de como você a usará
    4)Conseguir um bom emprego e coisas materiais e ser feliz

    ResponderExcluir
  15. 1-
    2-Ambição para mim é você querer algo a qualquer custo,e não importa o que vai fazer para conseguir.
    3-As vezes positivas o outras negativas.
    POSITIVAS-É você não precisar passar por cima de outras pessoas para conseguir algo.
    NEGATIVAS-É você passar por cima de varias pessoas para conseguir algo.
    4-Estudar e trabalhar ao mesmo tempo,para chegar onde eu pretendo.

    ResponderExcluir
  16. 1) "PERFUME" é uma trama que retrata a história de JEAN BAPTISTE, um menino que , abandonado pela mãe, foi morar em um orfanato.Desde de cedo Jean percebeu que seu olfato era muito aguçado. Aos cinco anos de idade ele ainda nem falava, mas já conseguia sentir os cheiros de muito longe e identificar o que seria.

    Ainda adolescente JEAN foi vendido para um homem, o qual ganhou a cofiança com esforço e dedicação.Ainda sob a custódia desse homem, BATISTE teve uma chance de ir a cidade onde encontrou o doce perfume de uma mulher.Começa aqui a série de assassinatos de JEAN BAPTISTE, um psicopata alucinado por perfumes.

    JEAN BATISTE depois de sumir por um momento
    (enquanto perseguia o aroma de uma jovem)foi espancado pelo seu dono. Depois disso, batiste conheceu o seu "grande mestre", um perfumiste em decadência. Ao lado de seu dele JEAN conseguiu aprender muita coisa em relação aos cheiros, porém o que ele não conseguiu, foi como conservar o cheiro por muito tempo, fato que o intrigou após matar uma moça e perceber que seu cheiro acabara.

    Depois de provar a seu mestre que entendia do assunto, foi comprado porele para criar novas essências e levantar o pretígio de seu mestre.

    Enquanto criava suas fragâncias, BATISTE continuava a matar sua vítimas.

    Após um tempo BATISTE se mudou para o sul, onde foi trabalhar em uma perfumaria(acho que era uma perfumaria) onde otimizou seu projeto para conseguir extrair e conservar o cheiro das mulheres, buscando encontrar assim, a essência perfeita.

    Ali naquela cidade batiste comete uma sèrie de assassinatos misteriosos, uma vez que todas as suas vítimas eram jovens, virgens e lindas.

    Diante desses acontecimentos o conselho da cidade resolveu instituir o toque de recolher, e a moça que BATISTE acreditava ser a peça chave para a essência perfeita, baseado em uma lenda que seu mestre tinha lhe contado, foi embora da cidade. Assim que percebeu, BATISTE foi em busca da jovem, usando sua arma mais forte, o seu olfato.

    Nem mesmo um hotel alto, com um despenhadeiro cercando o quarto da moça , fora capaz de conter a obsessão de JEAN BATISTE. Ele consegui entrar no quarto da moça e a mata, conseguindo sua última fragância.

    Após muito esforço BATISTE é preso e condenado a morte.

    No momento de sua morte, ao se dirigir para o seu matadouro, JEAN usa sua essência, e consegui alucinar toda a eufórica multidão.

    Todas as pessoas que até pouco tempo , estavam querendo vê- lo sofrer até a morte, ao sentirem o aroma de BATISTE se rende ao cheiro do AMOR e passam a se amarem de forma muito intensa.

    Apesar de não gostar da situação, JEAN BA|TISTE aproveita a situação para fugir e nunca mais ser visto por aquele povo novamente.

    A cidade ficou muito constrangida com o ocorrido naquele dia e resolveu apagar de suas lembranças tamanha vergonha.

    2)Ambição significa desejo, querer algo muito algo.

    3)Depende do Grau de ambição. Se for muito vc faz qualquer coisa para conseguir o que quer, e isso inclui passar por cima até de seus amigos, mas se pelo contrário for pouco será muito bom, uma vez que temos que ter sonhos de conseguir alguma coisa na vida, isso é ambição .

    4)Eu sou capaz apenas de me qualificar para atingir meus objetivos. Não em subir na vida pelos ombros de ninguém.

    ResponderExcluir