Após esta fase, está na altura de começar a fazer a sua revista.
Uma boa revista começa com um bom plano editorial e uma missão/objetivo definida/o – um guia que vai ajudá-la a posicionar-se em relação ao leitor e ao mercado.
Plano editorial O plano editorial estabelece a missão, os objetivos e a fórmula editorial. Define quem são os leitores da revista, planeia os cenários futuros para a publicação, levanta dados sobre a concorrência, antevê os possíveis riscos e propõe estratégias de ação. Deve sempre ser revisto, avaliado e atualizado. O plano editorial deve representar a visão exata da redação sobre a publicação e sua relação com o leitor. O plano editorial vai alimentar o plano de negócios. O plano editorial ajuda a manter o foco.
Sem foco uma revista pode morrer. Para manter o foco é preciso sair às ruas;
Pauta: onde está a notícia? É fundamental a revista buscar enfoques novos, a pauta da revista equilibra variedade e identidade diversificação e equilíbrio. As secções internas também devem ter equilíbrio em suas pautas. O tom e a linguagem devem ser semelhantes – cada revista tem sua voz própria, expressa na pauta, na linguagem e em seu projeto gráfico... as revistas de mercado procuram uma aceitação pelos leitores que formam seu público-alvo é o universo de valores e de interesses dos leitores que vai definir a tipologia, o corpo do texto, a entrelinha, a largura das colunas, as cores, o tipo de imagem e a forma como tudo isso será disposto na página.
Design em revista é comunicação, é informação, é uma forma de tornar a revista e as reportagens mais atrativas e mais fáceis de ler. o leitor é quem vai determinar o tipo de linguagem gráfica a ser utilizada em sua publicação. O projeto gráfico deve ser inserido num projeto editorial mais amplo. Uma revista para pessoas mais velhas vai escolher um corpo mais definido para os caracteres e uma entrelinha maior para facilitar a leitura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário