terça-feira, 3 de maio de 2011

A Lista Oswaldo Montenegro


Faça uma lista de grandes amigos
Quem você mais via há dez anos atrás
Quantos você ainda vê todo dia
Quantos você já não encontra mais
Faça uma lista dos sonhos que tinha
Quantos você desistiu de sonhar!
Quantos amores jurados pra sempre
Quantos você conseguiu preservar
Onde você ainda se reconhece
Na foto passada ou no espelho de agora
Hoje é do jeito que achou que seria?
Quantos amigos você jogou fora
Quantos mistérios que você sondava
Quantos você conseguiu entender
Quantos segredos que você guardava
Hoje são bobos ninguém quer saber
Quantas mentiras você condenava
Quantas você teve que cometer
Quantos defeitos sanados com o tempo
Eram o melhor que havia em você
Quantas canções que você não cantava
Hoje assobia pra sobreviver
Quantas pessoas que você amava
Hoje acredita que amam você
Faça uma lista de grandes amigos
Quem você mais via há dez anos atrás
Quantos você ainda vê todo dia
Quantos você já não encontra mais
Quantos segredos que você guardava
Hoje são bobos ninguém quer saber
Quantas pessoas que você amava
Hoje acredita que amam você



Aprendizes ,
as atividades desta semana(02 a 06/05/2011) são: definir O QUE É SAUDADE.
Também responder aos questionamentos contidos em A LISTA  de OSVALDO MONTENEGRO.
Para tais atividades está ao critério da criatividade de vocês o gênero textual que irão utilizar.
Também é necessário que façam os comentários pertinentes às aulas desta semana(apreciação,avaliação e auto avaliação"avaliação pessoal").
LEMBREM - SE QUE O PRAZO É ATÉ SEXTA FEIRA DIA 06/05/2011 às 20h.


BOAS PRODUÇÕES....

http://www.vagalume.com.br/oswaldo-montenegro/a-lista.html#ixzz1LDUKLcm2

7 comentários:

  1. Para postar seu comentário digite-o depois clik em comentar como selecione contas do google clik em postar comentário daí quando aparecer a página digite seu endereço e sua senha e pronto

    ResponderExcluir
  2. Aula do dia 02
    - Slide "Saudade"
    O história que o slide apresentava era muito linda.
    Saudade pra mim as vezes é bom mais também é ruim, Depende do momento da pessoa!

    - A Lista
    Fica difícil fazer uma lista de coisas que ja se passaram, pois a maioroa eu não lembro.
    Lembro da minha primeira professora, de quando ela me colocava de castigo e com um tempo depois eu á pedia desculpa e voltava a brincar com os meus colegas. Lembro de quando brincava com a minha melhor amiga de casinha e minha mãe sempre perguntava por ela(amiga). Por que eu falava de mais e a menina mal abria a boca.
    Lembro também no tempo que a minha familia era feliz e que por "MERDA" se disfez. Lembro também quando mudei de casa, chorei por que não qieria ir sem a minha melhor amiga, mais no mesmo dia em que cheguei na casa nova fiz outra amiga que por sinal se tornou a melhor. Com o tempo nós não ficamos rivais, mais se distanciamos. Em fim os amigos de antes não são os de hoje.

    Aula do dia 03
    - Adorei o filme PERFUME. Não sabia que ele era tão interesante daquele jeito!
    Ja tinha ouvido falar mais nunca havia assistido! BARRA PESADA!

    Gabriela Linhares Pinheiro.

    1ª aluna a comentar! hhoihiihhih Beijo pra quem me ama! ^^

    ResponderExcluir
  3. aula do dia 02/05/11 segunda feira a professora rivera começa a aula fazendo a pergunta o que é saudade?em seguida passa um slide!pois é saudade para mim é tudo aquilo que está fora do alcançe,longe do olhar,a saudade é a dor do afastamento,é a dor de não ter,e a dor de não ver.
    A LISTA:aA dez anos atrás meus grandes amigos foram os de infância,os que sempre viam eram os que me procuravam para brincar,mas os que vejo todos os dias são os amigos que vivem perto de mim ,e os amigos que já não encontro são os que foram embora,Os meus sonhos sempre foram ingressar no mundo e conseguir o que queria,e nunca joguei fora meus amigos pois os melhores amigos sempre levei comigo.por fim o tempo passa e os amigos vão tomando o seu destino.

    Dia 03/05/11 terça feira a professora passa um filme sobre (perfume) eu gostei do filme pois falava de um drama pisicológico que conta a história de um assacino numa busca pela fórmula de um perfume divino.
    EU QUERO VER OUTRO FILME.

    FRANCEISA DANTAS FERNANDES.
    ABRAÇOS PARA TODOS.

    ResponderExcluir
  4. Aula 02/05/2011

    Slide sobre saudade, depois de passar o slide a professora teve a mirabolante ideia de que nós com nossas proprias palavras definissemos "saudade" que diga-se de passagem pra mim foi muito dificil, mais ficou assim "Sentimento inexplicável que para muitos caracteriza a ausência (falta) de que sem gosta." mais confesso que pra mim a melhor forma de definir saudade é aquela como o autor definiu no slide.

    Depois ela nos mostrou a Música "A lista (Oswaldo Montenegro" e pediu que a gente respondesse as perguntas que a mesma fazia, confesso que foi muito dificil fazer pois grande parte das perguntas eu nem lembro como aconteceu a anos atraz mais ficou assim " O tempo passou muita coisa mudou aquelas pessoas que faziam parte do meu dia a dia hoje à maioria já não faz mais; os sonhos que eu tinha alguns já nem lembro e uma pequena parte eu consegui realizar; momentos vividos guardados estão na vaga lembrança de um dia voltar; vivo e aprendo cada momento para o meu eu poder formular."

    03/05/2011
    Assistimos o filme "perfume a historia de um assassino" um filme muito bom que eu tinha muita vontade de assistir pois alguns colegas ja haviam comentado sobre o mesmo.

    Bruno Ricely !!!

    ResponderExcluir
  5. O que é saudade?
    Saudade é algo que não pode ser definido apenas por palavras de dicionários. Saudade é um dos sentimentos mais puros e verdadeiros que existe, porém também o mais doloroso, e só quem sente pode saber o que realmente significa.

    Se fosse fazer uma lista de grandes amigos que tinha há dez anos atrás, jamais iria terminá-la, pois os que com certeza logo iria lembrar seria muitos, pois são os que levo comigo até hoje, porém a maioria deles iriam sendo lembrados aos pouquinhos, pois pra mim hoje já não significam mais nada, acho que talvez nunca significaram. Já tive inúmeros sonhos realizados, porém de alguns desiste porque cansei de lutar. Dos amores jurados pra sempre, acho que hoje só levo comigo o familiar e principalmente o Divino, que acredito serem os únicos que não importa o que ira acontecer jamais irão me abandonar. Os mistérios que mais sondava são os que estão em mim mesma, porém ainda não consegui desvendá-los completamente como ainda pretendo. Das mentiras que sempre condenei a maioria a vida me ensinou que tinha que cometê-las. Ao longo dos anos mudei muito minha maneira de ser, sei que antes talvez eu fosse melhor, mas jamais deixarei de ser quem hoje sou para voltar a ser quem antes era.
    Sandra Oliveira

    ResponderExcluir
  6. Ótimo o slide sobre saudade, muito bonita a história. Minha definição sobre saudade:

    Saudade é a falta de alguém ou de alguma coisa que marcou.

    Sobre a música A Lista:

    A minha lista é grande, mas nem todos permanecem, alguns tenho mais convívio, outros nem tanto, mas tento um contato. E outros que nos deixam saudade de uma amizade bonita e verdadeira que tivemos. Vários sonhos, porém ás vezes faltou persistência para realizá-los. Mas nunca deixo de sonhar. Alguns amores jurados, mas preservo os que realmente valem a pena. Me reconheço no espelho de agora. Ainda não é do jeito que queria, mas penso que estou indo no caminho certo. Nenhum amigos jogado fora, que eu me lembre, rsrsrs... Um mistério para mim era entender porque casais(casados ou não) se separavam, achava que tudo era pra sempre. Mas hoje sei como funciona,é a vida. Muitos segredos, que hoje nem eu quero saber. Condenava a “Mentira para não machucar ”, mas eu mesma já fiz isso. E os defeitos? Fazem parte. Exalto minhas qualidades, assim os defeitos ficam menos vistos. Amei muito, amo sempre.
    *Renata Priscilla*

    ResponderExcluir
  7. Amei os relatos dessa turma .Parabéns

    ResponderExcluir